Formando
A tentativa ocorrerá quando, iniciada a execução, o crime não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.
Na tentativa imperfeita, a interrupção dos atos executórios se dá durante a própria execução.
Para Cézar Roberto Bitencourt:
Na tentativa, o processo executório é interrompido por circunstâncias estranhas à vontade do agente, como, por exemplo, “o agressor é seguro quando está desferindo os golpes na vítima para matá-la”. Na tentativa imperfeita o agente não exaure toda a sua potencialidade lesiva, ou seja, não chega a realizar todos os atos executórios necessários à produção do resultado, por circunstâncias estranhas à sua vontade.
Exemplo: O autor do crime tenta arrombar um cofre, no entanto é impedido de prosseguir na execução de furto em virtude da chegada da polícia. jurisprudencia: APELAÇÃO CRIMINAL. TENTATIVA DE HOMICÍDIO. PERCENTUAL DE REDUÇÃO. ITER CRIMINIS. TENTATIVA BRANCA E IMPERFEITA. REDUÇÃO EM GRAU MÁXIMO. A redução por conta da incidência da minorante da tentativa deve levar em conta o iter criminis percorrido, de modo que a maior aproximação da consumação implica na menor redução da pena; em contrapartida, quanto mais o agente se afastar da consumação delitiva, maior deve ser o percentual de redução. Considerando a vítima ter saído ilesa do evento - tentativa branca ou incruenta - e não tendo o agente esgotado todos os meios que estavam ao seu...
(TJ-RS - ACR: 70045464443 RS , Relator: Francesco Conti, Data de Julgamento: 10/11/2011, Terceira Câmara Criminal, Data de Publicação: Diário da Justiça do dia 18/11/2011)
2 Tentativa Perfeita
A tentativa perfeita ocorre quando o autor do delito realiza toda a fase executória, no entanto o resultado pelo qual almeja não ocorre.
Para Cézar Roberto Bitencourt:
Na tentativa perfeita, o agente realiza todo o necessário para obter o resultado, mas mesmo assim não o atinge. A fase executória realiza-se integralmente, mas o resultado visado não ocorre, por