Estoques
ESTOQUES
SERRA
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 – CONCEITO 5
2 – COMPOSIÇÃO DOS ESTOQUES 5
3 – OBJETIVOS DO PLANEJAMENTO DE ESTOQUE 6
4 – CUSTOS DE ESTOQUES 7
5 - TIPOS DE ESTOQUES 8
6 – JUSTIFICATIVAS PARA A MANUTENÇÃO DE ESTOQUES 10
CONCLUSÃO 11
BIBLIOGRAFIA 12
INTRODUÇÃO
O principal objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre estoques, que nada mais é do que a acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de produção e/ou operações, informando seus principais tipos de estoques e seus custos entre outros tópicos relacionados com a matéria.
1 – CONCEITO
Estoques são materiais ou produtos que ficam fisicamente disponíveis pela empresa, até o momento de ingressarem no processo produtivo ou seguirem para a comercialização direta ao consumidor final. Os estoques podem ser de matérias-primas e outros insumos, produtos em processos, produtos acabados disponíveis para a comercialização e todos os demais materiais e insumos que a empresa utiliza e que necessitam estar armazenados nas suas dependências.
2 – COMPOSIÇÃO DOS ESTOQUES
A contabilização das compras de itens do estoque deve ocorrer no momento da transmissão do direito de propriedade dos mesmos. Assim, para determinar se os itens integram ou não a conta de estoques, deve-se ter em conta o direito de sua propriedade, e não a sua posse física.
Os estoques estão representados basicamente por: mercadorias para revenda, produtos acabados, produtos em elaboração, matérias-primas, almoxarifado, importações em andamento e adiantamentos a fornecedores de estoques, observando-se que serão também