Estoques
A história conta que a logística teve origem militar, designando estratégias de abastecimento aos exércitos enquanto nos campos de guerras, visando suprir as necessidades de armamentos, munições, medicamentos, alimentos, vestuários adequados, nas quantidades certas e no momento certo, evitando que o exército no campo de batalha fique sem suprimentos suficientes para manter as estratégias de guerra. Com isso, nos últimos tempos a logística se tornou uma ferramenta que proporciona a empresa vantagem competitiva, onde somente os inovadores e arrojados, conseguem alcançar os seus objetivos em sua totalidade. Assim os estoques assumem funções fundamentais no processo produtivo. Eles podem ser utilizados como precaução contra incertezas e flutuações da demanda e também como reguladores de produção, evitando grandes oscilações. Em processo, os estoques de material criam interdependência entre os estágios produtivos, permitindo que cada estágio opere uma taxa ótima. As empresas podem ainda manter e guardar materiais utilizados para manutenção do sistema maquinaria e produtiva, evitando perda de produção por paradas, para evitar exposição a riscos elevados.
Contudo iremos abordar o funcionamento do estoque dentro da empresa Santa Amália evidenciando sua importância , custo, entrada e saída, abrangendo todos os sistemas de uma cadeia logística de uma empresa especializada em produtos alimentícios.
ESTOQUE
Em administração, estoque, refere-se às mercadorias, produtos (finais ou inacabados) ou outros elementos na posse de um agente econômico. É usado, sobretudo no domínio da logística e da contabilidade. A gestão de estoques é um conceito que está presente em praticamente em todo o tipo de empresas, assim como na vida cotidiana das pessoas. Desde o início da sua história, que a humanidade tem usado estoques de variados recursos, de modo a suportar o seu desenvolvimento e sobrevivência, tais como ferramentas