estoque
Os estoques são materiais e suprimentos que uma empresa utiliza para a produção de seu produto ou suprimir a necessidade da própria empresa. Nos estoques muitas vezes é possível encontrar matérias-primas, suprimentos, componentes, materiais em processo ou produtos acabados, que geralmente é sempre feito a rigor um controle, tanto de processo como de disponibilidade dos itens. É sempre importante para uma empresa manter seus estoques abastecidos, muitas vezes, são constituídos por seus próprios produtos. Com isso, a área de estoques sempre vai ser uma local de grande atenção da empresa, pois é onde esta concentrada a maior parte do capital da empresa.
O processo de armazenagem:
Moderadamente podemos conceituar armazenagem como sendo um conjunto de atividades relacionadas com a função abastecimento, que requer meios, métodos e técnicas adequadas, bem como instalações apropriadas e que tem como propósito o recebimento, a estocagem e a distribuição dos materiais.
Normas de Estocagem:
Os procedimentos de estocagem estão sujeitos a certas normas com a finalidade de que o trabalho seja o mais racional possível e os custos possam ser reduzidos. Existem dois tipos de normas de estocagem: Gerais e Especiais.
Normas gerais de estocagem.
São aplicáveis, de forma genérica, a todo material. São as seguintes:
-concentração dos materiais de uma única classe em locais adjacentes. A fim de facilitar as atividades de movimentação, inventário etc;
-separação dos estoques do mesmo material, em função de sua condição.
-arrumação dos estoques do mesmo material, de acordo com a data do recebimento de cada um, de moto a permitir que os itens estocados há mais tempo sejam fornecidos prioritariamente.
-estocagem dos materiais de movimentação constante em locais de fácil acesso, proporcionando economia de tempo e de mão-de-obra.
-estocagem dos materiais pesados nas partes inferiores das unidades de estocagem , eliminando-se riscos de acidentes ou avarias e facilitando