Estoque Ciclico
DIEGO STALL RIBAS
EDILAINE PEREIRA BANDEIRA
ELISABETH DE OLIVEIRA
GUILHERME MAIA
JOSE CORREIA DA SILVA
SANDRO DE ARAUJO
ESTOQUE CICLICO
Curitiba/PR
2014
DIEGO STALL RIBAS
EDILAINE PEREIRA BANDEIRA
ELISABETH DE OLIVEIRA
GUILHERME MAIA
JOSE CORREIA DA SILVA
SANDRO DE ARAUJO
ESTOQUE CICLICO
Trabalho apresentado como exigência da disciplina de Introdução a Logística do curso de Superior de Tecnologia em Logística, sob orientação do professor Flavio Numata Junior.
Curitiba/PR
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Erros de previsão de demanda, atrasos no ressuprimento de materiais, rendimento da produção abaixo do esperado. Estes são problemas comuns que fazem parte do dia a dia do profissional de logística. A contagem cíclica possibilita detectar problemas em tempos menores, e realizar a correção dos erros para que não continuem se repetindo, evitando assim, grandes divergências de estoque. A frequência dessa verificação pode ser determinada pela utilização dos itens, para produtos em elaboração e componentes, e pelo faturamento, para produtos prontos quanto maior a rotatividade do item, mais este deverá ser contado. O inventário rotativo, ou contagem cíclica, é realizado durante o ano fiscal da empresa, podendo ser determinado por períodos diários, semanais ou mensais de verificações. No entendimento do autor, este procedimento gera economia devido a não haver necessidade de qualquer paralização do processo produtivo, permitindo condições melhores e tempo hábil para análises e ajustes, além de aprimorar o controle interno de estoques.
2 ESTOQUE CICLICO
O estoque de ciclo ocorre porque um ou mais estágios na operação não podem fornecer todos os itens que produzem simultaneamente.
2.1 FORMAS DE MENSURAÇÃO
O processo de identificar, mensurar, relatar e analisar as