Estoicismo
Desprendimento e liberdade
Conceituação histórica
O estoicismo foi uma doutrina que sobreviveu durante todo o período da grécia antiga, até o império Romano, no reinado de Marco Aurélio.
Porém em um período histórico cerca de 529 quando
Justiniano I decretou o fim de todas as escolas filosóficas Dessa forma concluímos que o estoicismo surgiu em um momento de crise da filosofia grega.
Mas o que é estoicismo?
Trata-se da metafísica naturalista dos filósofos présocráticos
Considerada uma filosofia pragmatista devido a decadência espiritual e moral da época, onde homem algum tinha curiosidade para conhecer coisas novas
Períodos do estoicismo
O estoicismo pode ser dividido em três períodos:
Primeiro: ético ou antigo
Segundo: médio ou eclético
Terceiro: recente ou religioso
Fundador do estoicismo
Fundador da antiga escola estoica: Zenão de Cítio
Em alguns de seus escritos antigos Zenão já cita a divisão da filosofia em três partes lógica, física e ética, dando prioridade a relação entre vida e filosofia.
Como o estoicismo era visto e por quem era seguido Os filósofos da terceira geração viam a filosofia estoica como uma missão e uma prática religiosa.
Os maiores seguidores da filosofia estoica eram pensadores medíocres
Divisão da filosofia no estoicismo
A filosofia estoica distingue os seguintes aspectos
A lógica: gnosiologia mas o que é gnosiologia? É a parte da filosofia que estuda o conhecimento humano. É formada a partir do termo grego “gnosis” que significa “conhecimento” e “logos” que significa “doutrina, teoria”. Pode ser entendida como a teoria geral do conhecimento, na qual se reflete sobre a concordância do pensamento entre sujeito e objeto.
A física: que se iguala a metafísica
Mas o que é Metafísica:
A metafísica é um ramo da filosofia que estuda os problemas centrais do pensamento filosófico, ou seja, o ser como tal, absoluto, Deus, o mundo, a alma. Nesse sentido, as tentativas de descrever as