Estimulação Precoce - Resumo
A estimulação precoce é feita através da convivência e de brincadeiras dos pais com os filhos e educadores com os educandos. Envolve o aspecto afetivo, que constitui o elemento central para o desenvolvimento nos primeiros anos de vida.
Para o desenvolvimento adequado da crianças deve-se oferecer:
1. Uma casa com brinquedos, materiais de leitura e espaço para brincadeiras. Os pais tem que ajudar os filhos nas leituras, escolhendo livros bem ilustrados
2. Estimulação da linguagem: deve-se ensinar os filhos a dizer coisas como “obrigado” e “por favor” e estimular a criança a expressar suas opiniões e fazer frases com estrutura gramatical correta.
3. Ambiente físico: deve ser limpo, seguro e favorecer o desenvolvimento. A criança deve ver o lar como um lugar onde as coisas são resolvidas com dialogo, e que existe paz e tranquilidade.
4. A relação com os pais: a criança deve se sentir amada e perceber que se orgulham dela. Deve haver contato físico pelo menos duas vezes ao dia.
5. Estimular o comportamento acadêmico: a criança deve ser estimulada a aprender coisas novas, como nomes de cores.
6. Ser um bom modelo para a criança, pois as mesmas costumam imitar o comportamento dos pais.
7. Oferecer estimulação variada: ter acesso a ambientes e situações enriquecedores, que despertem a curiosidade da criança.
8. Pelo menos uma refeição diária deve ser feita na presença dos pais.
9. Evitar a aplicação de castigos físicos: esse método deve ser substituído pelo reforçamento de comportamentos adequados e combinados preestabelecidos. Escutar a criança faz ela se sentir amada e aumenta seu desenvolvimento.
Exemplos de estimulação
Recém-nascidos: Pode-se estimular um recém-nascido na hora do banho ou troca de roupas com o uso de tom de voz afetuoso.
Crianças em torno dos três anos de idade: Ao contar história de animais e pedir para que ela desenhe o animal da história ou imite o som que o animal faz ajuda o desenvolvimento de sua