Estimular a leitura de revistas e jornais-construção de fanzines
Um fanzine muito louco
O que é?
Oficina que promove a construção de fanzines a partir de colagens.
Para quem?
Oficina que promove a construção de fanzines a partir de colagens.
Onde fazer?
Uma sala ampla, onde as crianças possam se movimentar, com mesas e cadeiras
Em quanto tempo?
Duas sessões de 90 minutos
Para quê?
Estimular a leitura de revistas e jornais. Praticar a busca de informações e a pesquisa orientada. Desenvolver o prazer de ler e abordar textos informativos e jornalísticos. Estimular o trabalho cooperativo para construir um produto coletivo.
Materiais
Revistas e jornais recentes, de interesse das crianças e jovens, que possam ser recortados. Tesouras e colas (em quantidade suficiente para todos os participantes) Papéis coloridos variados Folhas de papel sulfite (calcule ao menos 10 por participante) Exemplares de fanzines (caso seja possível)
E para desenvolver
Muito em moda nos anos 70 e 80, o fanzine pode ser aproveitado para estimular a leitura de jornais e revistas pelas crianças e jovens.
A palavra fanzine é uma junção de duas outras palavras: fan (do inglês, fã, fanático) e magazine (do francês, significando “revista”). Trata-se de uma tipo de revista temática, escrita, produzida e divulgada por fãs do tema em questão. Há, por exemplo, fanzines de histórias em quadrinhos, de música, de arte, entre outros. Sua origem remonta aos anos 1920, nos Estados Unidos. Esse tipo de publicação fez muito sucesso nos anos 1960 e 1970 na Europa (sobretudo França e Portugal). No Brasil, os fanzines mais divulgados foram produzidos nos anos 1980.
Sessão 1: Pergunte ao grupo se alguém já ouviu falar num tipo de revista chamado fanzine. Se sim, pergunte a quem se manifestar se ele sabe o que é e para que serve um fanzine. Se não, você explica ao grupo esse tipo de revista trata de um tema do interesse de quem o produz, e tem por objetivo divulgar informações sobre esse tema para outras pessoas que também se