Estilos em design
Design de Interiores - Tarde
Alexa Mesquita de Oliveira
Estilos de Arquitetura de Interiores:
VINTAGE, ORIENTAL, CASUAL CHIC.
Niterói, Rio de Janeiro.
23/05/2014.
INTRODUÇÃO
Os diferentes estilos de arquitetura de interiores tem, ainda, grande influência passadas, o resgate de antigas tendências aquece o mercado do design, e, assim, cresce a procura por diferentes estilos.
Alguns desses estilos são: oriental, casual chic, clássico, rústico, minimalista, retro e romântico. Neste trabalho, os estilos trabalhados são: casual chic, oriental e vintage.
O Vintage muitas vezes, é confundido com o Retrô, pois se parecem muito. Enquanto o retrô é inspirado em peças antigas, o vintage são as próprias peças antigas. Ou seja, o vintage é o resgate de outras épocas.
O conceito retrô (com origem na palavra francesa rétrospectif) se refere a um artigo (roupa, por exemplo) que está fora do estilo predominante na atualidade (neste caso, como o exemplo dado foi a roupa, um estilo retrô seria um estilo que não faz parte da moda atual).
Vintage é uma palavra anglo-francesa, utilizada para designar um ano de boa colheita de uvas, favorecendo a produção de vinho. O vinho é mais valorizado, devido sua capacidade de envelhecimento, sendo assim, quanto mais velho, melhor. O termo então, é usado para automóveis e móveis antigos.
Um grande exemplo de diversidade em estilos, é o casual chic, onde as cores utilizadas são em sua maioria pastéis, suaves e delicados, para juntar com peças vintage e surpreendentes, criando um refúgio contemporâneo.
ESTILO VINTAGE
“Vintage significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade. Trata-se de um estilo de vida que recupera os estilos dos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960, e aplica em vestuário, calçado, mobiliário e peças decorativas.” (Significados, 2014, vintrage, grifo do autor)
O estilo tenta resgatar a vivência e estilo dos anos de 1920 aos 1960, basicamente. É um