Estilos de aprendizagem e o uso da Web
APR
Jim Jansen e Brian Smith, professores associados de Ciências e Tecnologia da Informação na
Penn State University e Danielle Booth, uma ex-estudante, publicaram um importante trabalho, na edição de novembro de 2009, da revista Information Processing and Management.
Estes pesquisadores investigam quais processos cognitivos acontecem junto às buscas realizadas on-lines por quaisquer motores de busca. Foram analisados os hábitos de busca de
72 participantes que realizaram um total de 426 tarefas de busca. Foi percebido que os motores de busca são usados mais para a verificação do conhecimento que os usuários já possuem, o que indica que isto é parte de um processo aprendizagem e não apenas mais uma fonte de informação. Erro comum em críticos da web.
“Nossos resultados sugerem que do ponto de vista de usuários da Web, levar em conta só as necessidades de informação pode ser incorreto”, disse Jim Jansen, para a revistaScience
Daily. “Em vez disso, nós descobrimos que os usuários aplicando expressões simples, pesquisam para apoiar suas necessidades de informação de alto nível.” ou seja, é algo além de uma consulta, como à um dicionário ou o significado de um termo apenas.
Este resultado paralelo é surpreendente, ou seja, que são os estilos de aprendizagem de cada pessoa que diferenciam a forma como usam os motores de busca, o dos hiperlinks como referências, por exemplo.
Jim Jansen possui outros resultados importantes nesta linha, como o trabalho feito com J.
Saracevic e Amanda Spink: Real life, real users, and real needs: A study and analysis of user queries on the web, publicado na mesma revista no ano 2000.
Resenha feita por Robinson Mascarenhas Almeida