Estgio diversidade
1 INTRODUÇÃO 2 CARACTERIZAÇÃODO CONTEXTO ESTAGIADO 2.1 CARACTERIZAÇÕES DA ESCOLA ESTAGIADA 2.2 CARACTERIZAÇÕES DA TURMA ESTAGIADA 3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO 4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO ESPECIAL 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS ANEXO
1- INTRODUÇÃO
O presente estágio está relacionado às ações que envolvem a docência com alunos que apresentam necessidades educativas especiais no contexto do ensino regular. O mesmo foi realizado na Escola UCRI (Universidade da Criança), nos dias 10, 11, 12, 13 de agosto de 2009, pelas alunas, ELMA LIMA DE AMORIM, IRANI DA SILVA LOPES, MARIA SILVA DACRUZ SILVA, NATASHA MONA.
Nosso objetivo é reconhecer, entender e analisar a prática da inclusão no ensino regular. Pois o ensino inclusivo respeita as deficiências e diferenças, reconhece que todos são diferentes, e que as escolas e os velhos paradigmas de educação precisam ser transformados para atender às necessidades individuais de todos os educandos, tenham eles ou não algum tipo de necessidade especial. Se não nos acostumarmos nesta nova visão educacional, não conseguiremos romper com velhos paradigmas e fazer a reviravolta que a inclusão propõe.
A construção do presente relatório é importante para a nossa prática como futuros pedagogos ou professores de uma escola inclusiva.
Refletiremos sobre o processo educativo na perspectiva da inclusão, como também identificar e reconhecer procedimentos e recursos pedagógicos adaptados às necessidades educativas especiais.
O mesmo foi feito através de pesquisas feitas na internet, dos nossos livros didáticos e investigações feitas na escola.
Os itens que serão trabalhados dentro do relatório são: CARACTERIZAÇÃODO CONTEXTO ESTAGIADO; CARACTERIZAÇÕES DA ESCOLA ESTAGIADA; CARACTERIZAÇÕES DA TURMA ESTAGIADA; CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO; DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO ESPECIAL.
2 CARACTERIZAÇÃO