Estetica2
Nietzsche- Grande influencia de Shopenhauer. Impressionado com a visao da realidade alogica e absolutamente irracional. Encontra em Shop a dimensão tragica da vida.
Ideia shopenhaueriana que marca Nietzsche: Exclusão da concepcao de mundo com representacao dualista, ou seja, não há lugar p ideia de Deus, ou seja ateismo.
Shopenhauer era pra Nietzsche um educador ensinando a julgar toda visao teorica a partir da existencia, a vida enquanto priori.
Nietzsche- Imaginou seres tao fortes que poderiam aceitar a vida tal e qual, isto é afirmar seu caráter alógico e irracional somente por uma potencia aprobatoria interior, ou seja, é voce que constroi sua forca frente aos absurdos da vida. Para Nietzsche nosso unico remedio é a capacidade de aprovacao incondicional da relaidade diferente de Shop que busca na arte e na moral( negacao da vontade) uma consolacao para nos oferecer.
Nietszche elabora a propria filosofia a partir de uma resposta tragica as consolacoes morais de Shop pessimista.
O animal inteligente e seu astro
Compreensao da pequena dimensao da vida humana em comparacao ao grande jogo da Vida e do Universo
Pascal: Já concebia o homem “perdido em um recanto remote da natureza”, porem diferencia de Nietzsche quando associava essa condicao trágica a ideia de Deus. Ve que Deus é a solucao pra o homem encontrar repouso e unidade. Pascal: Fé crista.
Homem p Nietzsche: Visao particular. Homem descentrado e disperse, mas sua verdade nao se conserva a partir de um centro particular( divindade). Nao ha deus, necessidade de encontrar forcas p lutar.
O homem animal
A natureza animal é o ponto de partida para Nietzsche pensar o homem. Deseja reveler as camadas animais do homem ocultas pelos motivos morais ou racionais. Revelando a origem animal do homem, Nietzsche deseja se opor as visoes idealistas que afagam seu orgulho
Vontade de viver x Vontade de Potencia
Vontade de viver: Shopenhauer. É um esforco sem fim. Tudo é vontade, portanto vontade de