estetica
O sistema tegumentar é de suma importância para o bom funcionamento do corpo. Pois através da pele é realizada a proteção dos órgãos, manutenção de temperatura, secreção, absorção, excreção e recepção sensorial. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2004)
1.2 Epiderme
A epiderme é composta por pavimento queratinizado. A espessura da epiderme modifica de acordo com a região, sendo mais densa na palma das mãos e planta dos pés. Ela não é vascularizada, ou seja, não à vasos sanguíneos. Os nutrientes só chegam a ela por difusão, provenientes de vasos da derme papilar. A epiderme possui 4 camadas, porem em peles mais espessas contem 5 camadas. São elas, camada basal, camada espinhosa, camada granulosa, camada lucida ou transparente e a camada córnea. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2004)
1.2.1 Camada Basal
É a camada mais profunda da epiderme que faz contato direto com a Derme. É formada por uma única fileira de células prismáticas. É a camada onde ocorre intensa divisão celular, responsável pela renovação da epiderme, fornecendo células para substituir as que estão perdidas na camada Córnea. Nesse processo a células partem da camada basal e vão sendo deslocadas para a periferia até a camada córnea, num período de 21 a 28 dias. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2004)
1.2.2 Camada Espinhosa
A Camada Espinhosa é formada por 4 a 10 fileiras de células cuboides ou ligeiramente achatadas, com núcleo central e pequenas expansões no citoplasma que dá o aspecto espinhoso. Estão localizadas acima da camada basal. Os queratinócitos continuam produzindo queratina e apresentam-se ligeiramente achatados e unidos entre si, permanecendo na camada espinhosa aproximadamente 26 a 42 dias. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2004)
1.2.3 Camada Granulosa
A camada granulosa é caracterizada pela presença de células poligonais com núcleo central, achatadas, com presença de grânulos de queratina no citoplasma. Estas células produzem grânulos de queratina formando uma barreira