estetica
CABELOS
Os cabelos são fios formados por um tipo de proteína chamada queratina.
Eles nascem de uma estrutura da pele chamada folículo piloso, que é onde fica a raiz do cabelo.
O folículo piloso é invisível aos nossos olhos, pois fica interna à pele. Nessa estrutura existe a raiz do cabelo, sua única parte viva, formada pela papila dérmica, pelo bulbo capilar e também por uma ou mais glândulas sebáceas. As glândulas sebáceas são as responsáveis pela produção de oleosidade natural do cabelo e da pele.
FORMAS DE CABELOS
A curvatura do cabelo é a característica que mais influencia no volume, penteabilidade, maleabilidade e outros aspectos.
Crespo, ondulado ou liso, é determinada geneticamente e varia de acordo com as raças.
Cilíndricos – tem o mesmo diâmetro em todo o seu comprimento, não apresentando assim diferença de largura ao longo do fio. São cabelos lisos.
Prismáticos – são cabelos crespos, nas suas diversas denominações, tais como o crespo ondulado o crespo encaracolado e o crespo carapinha.
ANÁLISE DOS CABELOS
Resistência - pode ser avaliada pela força aplicada para rompê-lo, quando estirado. De acordo com a resistência oferecida para rompê-lo, será classificado em: cabelo forte, normal ou fraco. Geralmente os cabelos grossos são impermeáveis e os finos são porosos, ficando os médios como intermediários.
Elasticidade – um cabelo saudável e elástico esticará quando puxado. É a propriedade que o cabelo tem de ser estirado e voltar ao seu tamanho natural. A elasticidade está ligada à espessura do fio, sendo que, quanto mais grosso o fio, mas difícil rompê-lo.
Porosidade (sensibilidade) – está relacionada com a estrutura interna do fio, que pode ser mais ou menos compacto. É determinado pelo estado de abertura das cutículas dos cabelos que podem se apresentar abertas, semi-abertas ou fechadas, sendo:
- Cabelos porosos - escamas das cutículas abertas, portanto absorvem com mais rapidez elementos químicos,