Estetica
Circulação sangüínea
Ocorria uma melhora na circulação sangüínea após a ginástica e a aplicação de massagem; dizia-se que esse benefício era tanto sistêmico quanto restrito a uma região. Com aumento da circulação sangüínea, os tecidos eram nutridos e a secreção das glândulas intensificada. O retorno venoso também era melhorado, reduzindo assim a congestão.
Relaxamento
O relaxamento, que em si mesmo possui um valor terapêutico, talvez seja o efeito mais livremente associado com a massagem. Já em
1800 a.C, os hindus usavam a massagem para redução de peso, indução do sono, combate à fadiga e relaxamento. Ao longo dos séculos, a capacidade de relaxamento da massagem tem sido usada para tratar muitas condições, como histeria e neurastenia (uma forma de síndrome pos viral)
A massagem hoje
A massagem contemporânea deve seu progresso não necessariamente aos pioneiros, mas a um grande número de profissionais que a utilizam em clínicas, domicílios, hospitais e cirurgias. Por sua eficácia, a massagem garantiu uma firme posição entre outras terapias complementares. Sendo tanto uma arte quanto uma ciência, sua evolução continuará enquanto continuar sendo explorada e pesquisada por estudantes e profissionais
Cuidados com o paciente durante o tratamento
É vital que, durante a massagem, o paciente esteja em uma posição confortável, seja deitado na maca de tratamento ou sentado em uma cadeira. Quando o paciente está deitado em decúbito dorsal, um travesseiro ou uma toalha dobrada pode ser colocada sob seu abdome, o que evita uma curvatura desnecessária das costas; essa providência é particularmente necessária quando o paciente tem hiperlordose lombar.
As toalhas podem ser usadas para cobrir as regiões do corpo que não estão sendo massageadas; esta é, por si só, uma exigência ética.
Cobertores também são necessários para conservar a temperatura corporal e, assim, evitar contrações musculares