estetic
Cabelos normais: São aqueles em que as glândulas sebáceas liberam oleosidade suficiente para lubrificar fisiologicamente os cabelos. Não apresenta excesso de oleosidade na raiz e nem pontas ressecadas. A característica mais comum são fios brilhantes, macios, maléaveis e se desembaraçam facilmente. Apresenta cuticulas bem fechadas.
Cabelos Oleosos:
As glândulas sebaceas são hiperativas, apresenta grande produção de sebo, estas características podem levar ao aparecimento de algumas patologias, como a queda, pitiriase e dermatites. Um fator agravante dos fios oleosos é que a oleosidade fica concentrada nos fios, deixando a região da raiz menos hidratada.Os fios apresentam-se aglutinados, sem volume, gordurosos e às vezes com odor característico. O cabelo pode ser oleoso devido ao mau uso de produtos capilares e ou à exposição a ambientes úmidos.A hereditariedade o estresse e as alterações emocionais, problemas hormonais e alimentação desiquilibrada pode levar a esta característica, influenciando na produção de sebo pelas glândulas sebáceas.
Cabelos Secos:
São aqueles em que a secreção é deficiente, produção de glândulas sebáceas são hipofuncionais. Os fios apresentam algumas características como opacidades, ressecamentos e sem vida. Nem sempre a produção de sebo pelas glândulas sebáceas é suficiente para lubrificar o fio do cabelo até as pontas. As cutículas são abertas, tornando a porosidade evidente, deixando assim os fios quebradiços e frágeis, além de embaraçar com facilidade e aparecimento de tricoptilose. Os cabelos secos podem apresentar este aspecto devido a diversos fatores, como a hereditários, hábitos alimentares, piscina ou mar sem proteção dos cabelos com produtos adequados, assim também como as colorações, alisamentos podem levar aos fios e cabelos secos. Os cabelos cacheados tendem a