Consequ ncias das redes sociais no desenvolvimento dos adolescentes
A tecnologia nas comunicações através de mensagens instantâneas transformou a comunicação entre os adolescentes, eles são o grupo que mais usa a internet passando mais tempo online que os adultos sendo a maior parte desse tempo trocando mensagens em redes sociais. Nos anos 90 e início dos anos 2000 as pesquisas sugeriram que a comunicação via internet reduziria a interação social entre os adolescentes, uma vez que os adolescentes que passavam muito tempo na internet passavam menos tempo com os amigos, mas as mudança na dinâmica da internet com mais recursos como as redes sociais, as pesquisas mais recentes mostram que os adolescentes tem usado a internet para comunicar-se com os amigos reais estreitando mais ainda as relações.
Um fato negativo é o anonimato, pois isso reforça comportamento dos “valentões” e facilita a vida dos que praticam o bullying recentes pesquisas mostraram que 25% dos adolescentes do ensino médio relataram casos de bullying.
Relacionamentos amorosos
No início da puberdade os adolescentes heterossexuais começam a pensar em interagir com indivíduos do sexo oposto, substituindo os encontros grupais por encontros pessoais. Na adolescência os relacionamentos amorosos tornam-se mais íntimos e mais intensos. No início a escolha do parceiro leva em conta essa relação será vista pelo grupo de amigos, na metade da adolescência os relacionamentos tornam se um pouco mais longos durando alguns meses ou um ano e o efeito dessa relação no grupo torna-se menos importante a partir dos 16 anos o parceiro tem um papel mais importante que a família do adolescente, já no fim da adolescência e início da vida adulta o foco da relação é a satisfação total e a relação dos pais com o parceiro(a) pode influenciar muito na relação.
Violência no namoro
É um problema relevante e pode se dar de três formas:
Física: Quando um dos parceiros é agredido fisicamente, socos, tapas, chutes, etc.
Emocional: Quando um dos parceiros é agredido