Esteroides
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE GURUPI
BIOQUÍMICA
ALDOSTERONA
ACADÊMICOS: LAMUEL ESTEVAM MICHELLE ESPÍNDULA
AGOSTO/2013
GURUPI-TO
Referencias Bibliográficas http://hormonas-esteroideas.blogspot.com.br/p/aldosterona.html http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/ency/article/003704.htm http://sintomascausas.blogspot.com.br/2012/10/aldosterona-no-sangue.html http://www.provet.com.br/artigo/especialidades/aldosterona/15/ http://aldosteronafisioanimal.blogspot.com.br/ http://www.fisfar.ufc.br/v2/graduacao/arquivo_aulas/leticia/aula_ad
ALDOSTERONA
É um hormônio esteróide (da família dos mineralocorticóides) sintetizado na zona glomerulosa do córtex das glândulas supra-renais.
IMPORTÂNCIA BIOLÓGICA
A aldosterona atua sobre os rins contribuindo para a excreção do excesso de íons potássio e aumentando o volume sanguíneo e a pressão arterial, normalizando, dessa forma, o grau de atividade do sistema renina-angiotensina (cuja ativação constitui uma resposta a um menor fluxo sanguíneo renal ou à perda de íons sódio). Tais mecanismos de controle por feedback são imprescindíveis para a manutenção da vida.
ESTRUTURA E COMPOSIÇÃO QUÍMICA
11β,21-dihydroxy-3,20-dioxopregn-4-en-18-al
EFEITO NO ORGANISMO
Atuam nos rins, promovendo o aumento da reabsorção de sódio e a intensificação da excreção de potássio. Desse modo, torna a urina mais rica em potássio e mais pobre em sódio. Além disso, com a maior reabsorção de sódio, ocorre, consequentemente, uma maior reabsorção de água, de modo a aumentar o volume sanguíneo.
De fato, dois sinalizadores importantes para o estímulo da produção de aldosterona são a hipovolemia e a hipotensão. A ação desse hormônio, ao promover o aumento do volume sanguíneo (pela reabsorção de sódio e água), acaba contornando tais