esterilização
A esterilização tomou um novo rumo quando houve interesse por parte dos governos em controlar o rápido crescimento da população sem que houvesse trabalho para todos. Os principais métodos existentes são listados a seguir.
Laqueadura TubáriaEditar
Ver artigo principal: Laqueadura
Ligadura cirúrgica das tubas uterinas, que fazem o caminho dos ovários até o útero. É um procedimento seguro e pode ser realizado durante uma cesariana (cesárea, tomotocia, parto cesáreo)
VasectomiaEditar
Ver artigo principal: Vasectomia
Na vasectomia há ligadura (que quer dizer interrupção, no jargão médico) dos dois ductos deferentes (pequenos ductos que levam os espermatozóides dos epidídimos e testículos até a uretra prostática). Os testículos continuarão funcionando normalmente, apenas os espermatozóides produzidos não conseguirão mais sair pela ejaculação e serão absorvidos. Existe uma confusão comum da vasectomia com a castração devido à falta de informação.
Em outras palavras, é a versão masculina da laqueadura. É uma cirurgia realizada sob anestesia local. Primeiramente é feita a palpação do canal deferente, por onde os espermatozóides passam desde o testículo até a uretra. Por meio de uma pequena incisão na