Esterilização
Supervisora de Estágio: Sara
Relatório Esterilização 1. Conceito
Esterilização é o processo que promove completa eliminação ou destruição de todas as formas de microorganismos presentes: vírus, bactérias, fungos, protozoários, esporos, para um aceitável nível de segurança
2. Classificação
O processo de esterilização pode ser físico, químico, físico-químico. Métodos físicos: Vapor saturado/autoclaves, Calor seco , Raios Gama/Cobalto.Métodos químicos: Glutaraldeído, Formaldeído , Ácido peracético Métodos físico-químico: Esterilizadoras a Óxido de Etileno (ETO), Plasma de Peróxido de Hidrogênio , Plasma de gases (vapor de ácido peracético e peróxido de hidrogênio; oxigênio, hidrogênio e gás argônio) , Vapor de Formaldeído .
3. Métodos físicos
(A)Autoclave
Equipamento que promove a esterilização de meios de cultura, soluções e materiais do laboratório de microbiologia, bem como sua descontaminação, através de calor úmido sob pressão (vapor de água saturado).
(B)Tipos
Existem basicamente dois tipos de autoclaves, conheça suas vantagens e funcionamento: Autoclave de vácuo único: Este aparelho remove o ar de uma única vez em curto espaço de tempo, por isso, pode apresentar formação de bolsas de ar. Autoclaves de vácuo fracionado: Esta autoclave remove o ar em intervalos, com injeção simultânea de vapor. Neste tipo de autoclave a formação de bolsas de ar é menos provável. Existem também, autoclaves horizontais e autoclaves verticais, sendo os autoclaves verticais mais indicados para o uso em laboratório.
I. Mecanismo de ação A esterilização a vapor é realizada em autoclaves, cujo processo possui fases de remoção do ar, penetração do vapor e secagem. A remoção do ar diferencia os tipos de autoclaves. Os ciclos de esterilização são orientados de acordo com as especificações do fabricante. Um ciclo de esterilização do tipo "Flash" pode ser realizado em autoclave com qualquer tipo de remoção do ar.
II.