esterilizaçao
Contra capa
Componentes do grupo
Maria de Fátima
Maria Dos Anjos
Maria Vitar
Marielle
Mônica
Priscila
Rodrigo
Sebastiana
Índice
Introdução
Neste trabalho iremos abordar, quais são os EPI’s que devem ser utilizados por todos os profissionais de saúde, a fim de protegê-los, contra as chamadas doenças ocupacionais, e de possíveis contaminações causadas por microorganismos ou fluidos corporais oriundos dos pacientes, dando uma ênfase maior ao capote ou avental cirúrgico.
O que é EPI?
EPI: Significa: Equipamento de Proteção Individual, que tem como objetivo garantir a segurança e a manutenção da sua saúde do empregado, em frente aos riscos que ele corre em decorrência da sua atividade profissional, e devem ser confeccionados em atóxicos e antialérgicos.
Segunda a Norma Regulamentadora ( NR) 6, a empresa é obrigado a fornecer aos seus empregados, sem nenhum custo e em perfeito estado de conservação, todos os EPI’s que serão necessários para realizar aquela atividade profissional, com o mínimo de risco possível .
Os EPI´s variam de acordo com a atividade exercida pelo empregado e o tipo empresa, no qual ele trabalha e os riscos que ele se expõe, mas de uma maneira geral os Epi’s servem para:
Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;
Proteção respiratória: máscaras e filtro;
Proteção visual e facial: óculos e viseiras;
Proteção da cabeça: capacetes;
Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;
Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botinas;
Proteção contra quedas: cintos de segurança e cinturões.
Segundo a NR-6, empregador é obrigado à:
Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade;
Exigir seu uso;
Fornecer ao