Esteriliza O Por Calor Seco E Por Calor Mido
Três expressões são usadas para indicar o grau de resistência térmica das bactérias. A primeira delas, ponto de morte térmica, refere-se á mais baixa temperatura capaz de causar a morte de uma suspensão bacteriana em 10 minutos. A segunda denominada, tempo de morte térmica, diz respeito ao mais curto espaço de tempo necessário para destruir uma suspensão de bactérias (ou de esporos), sob determinada temperatura e condições especificas. Uma terceira unidade de medida de destruição dos microrganismos pelo calor é o tempo de redução decimal, que é o tempo, em minutos, requerido para reduzir a população em 90 %.
O calor úmido
O calor, sob a forma de vapor de água sob pressão é o agente mais pratico e seguro para fins de esterilização, proporcionando temperaturas mais elevadas que as obtidas por ebulição. Além disso, apresenta as vantagens do rápido crescimento, penetrabilidade e grande umidade, o que facilita a coagulação das proteínas. O aparelho que usa o vapor de água sob pressão regulada chama-se autoclave (dispositivo de aquecimento selado, que permite a entrada de vapor sob pressão.)
O calor seco
Utilizada para aqueles materiais que não podem ser esterilizados por vapor ou aqueles que não suportam altas temperaturas.
Atua sobre os microrganismos provocando a oxidação dos constituintes orgânicos e a desnaturação e coagulação das proteínas. Penetra nas substancias de uma forma mais lenta que o calor úmido e por isso exige temperaturas mais elevadas e tempos mais longos, para que haja uma eficaz esterilização. O aparelho utilizado neste tipo de esterilização pode ser um forno elétrico especial (ou a gás) ou mesmo um forno de cozinha.