Ester
Ester foi uma judia que havia sido criada por Mordecai, isto porque, seus pais haviam morrido. Ester fora uma jovem obediente e dedicada no lar e que via em seu tio a figura de um pai. Em um determinado momento, por designação, ela foi elevada a esposa do rei Assuero e, agora, como rainha, estava em posição privilegiada. Um dia, Mordecai ouve uma conspiração contra o rei Assuero, um plano para matar o rei estava sendo elaborado. Mordecai conta a Rainha Ester o que estava sendo planejado e a Rainha, então conta ao rei Assuero. A conspiração é então descoberta e os conspiradores são mortos.
Hamã, um homem que é elevado a uma posição privilegiada pelo rei Assuero, se aborrece com Mordecai por causa de uma insubmissão e resolve em seu coração, destruir o povo judeu, porquanto estava enfurecido com Mordecai. Hamã odiava o povo judeu e por isso resolveu eliminar este povo.
Os dias se passaram e Hamã sugeriu ao rei Assuero a exterminação dos judeus alegando ser um povo insubmisso à lei e ao rei Assuero. O rei Assuero não apenas concordou em exterminar os judeus, como selou com seu anel o intento. A data estava marcada. No dia determinado, o povo seria exterminado. Houve tamanha tristeza entre aquele povo. O povo chorava, pois seriam exterminados todo o povo judeu iria morrer, homens, mulheres e crianças.
ESTER SE LEVANTA EM FAVOR DE SEU POVO Mordecai ao tomar conhecimento desta terrível notícia, chorou e levantou um clamor em jejum.Ele faz saber a Ester o que estava para acontecer. E pede a ela que interceda ao rei pelo povo.
Ester, inicialmente tem medo de pedir ao rei, seu marido, misericórdia para o seu povo, isto porque, ela corria um grande risco de ser morta por se apresentar diante do rei sem ter sido chamada.
Ester 4:14: “Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?”
(DEUS