Estepes Pradarias e Biomas Aquaticos
Diferem apenas pelo clima e altura das gramíneas. No caso da pradaria, o clima é mais úmido e as gramíneas são mais altas, em relação à estepe.
ESTEPE:
Aparecem, principalmente, entre a savana e o deserto. Na Europa, é encontrada na zona temperada continental, na América do Norte ela ocorre na zona semi-árida, onde a temperatura é mais elevada e as chuvas são poucas e mal distribuídas. No Brasil é possível encontrar estepes no Nordeste, as chamadas caatingas, que têm cactos, pequenas árvores e arbustos espinhosos.
Pode-se dizer que as estepes acontecem nas regiões temperadas e subtropicais, se estabelecendo em planícies e constituindo-se, basicamente, por gramíneas herbáceas. A fauna nessa vegetação é variável, contudo abriga mamíferos que têm hábito de ficar em manadas ou colônias, na maioria das vezes.
O solo que se desenvolve nesse tipo de vegetação tem uma cor escura e é de grande fertilidade, o que o faz ser frequentemente utilizado para o cultivo agrícola. É mais comum de se encontrar estepes na Mongólia, China e interior dos Estados Unidos, mas também aparece nas regiões próximas ao deserto na patagonia.
PRADARIAS:
As pradarias comportam uma vegetação de planícies vastas e abertas, onde não há árvores ou arbustos, apenas capim baixo em abundância, formando uma extensa pastagem natural, condição propícia para a criação de animais, como bovinos, caprinos, ovinos e eqüinos.
As pradarias podem, em alguns casos, ser encontradas nas proximidades de desertos, podendo ocorrer em climas tropicais (pradarias tropicais) e climas temperados (pradarias temperadas).
Áreas cobertas por pradarias possuem solos repletos de húmus, favorecendo o cultivo agrícola, especialmente para o plantio de cereais. Em quase todos os continentes há esse tipo de vegetação, principalmente na América do Norte.
As pradarias não necessitam de grandes quantidades de água para se desenvolver, mas, necessitam do fogo. As queimadas naturais são