Esteatose hepatica
Componentes das hemácias e função
A Hemoglobina é o principal componente das hemácias. De coloração avermelhada, ela possui a função de fazer o transporte de oxigênio pelos diferentes tecidos do corpo humano. Transporta também uma pequena quantidade de gás carbônico.
Além da hemoglobina, as hemácias também são compostas por íons, glicose, água e enzimas.
- A diminuição no tamanho das hemácias é chamada de microcitose. Já o aumento é conhecido por macrocitose. A cor vermelha do sangue é explicada pela presença das hemácias.
Hemoglobina : A hemoglobina é uma proteína presente nos eritrócitos (hemácias), constituindo aproximadamente 35% de seu peso. É um pigmento presente no sangue responsável por transportar o oxigênio, levando-o dos pulmões aos tecidos de todo o corpo.
Além de transportar oxigênio, a hemoglobina também participa do processo de transporte de nutrientes a todas as células do corpo, processo este, no qual o sangue leva os nutrientes e recolhe as substâncias secretadas pelas células, conduzindo-as, posteriormente, para fora do organismo.
A hemoglobina é capaz de transportar oxigênio numa quantidade superior a vinte vezes seu volume
O tempo médio de vida dos glóbulos vermelhos é de aproximadamente 120 dias, após este período, eles se degeneram no baço ou no sistema circulatório
Hematócrito: O hematócrito é um exame de diagnóstico que serve para avaliar a percentagem dos glóbulos vermelhos ou hemácias no volume total de sangue que ajuda a identificar a anemia, por exemplo.
Hematócrito alto: Os valores estarão altos na presença de desidratação; policitemia ou choque.
Hematócrito baixo: Valores baixos podem indicar a presença de anemia; perda sanguínea;