Camada de ozônio - do que se trata?
Resumo______________________________________________ Parágrafo 01
Teoria_______________________________________________ Parágrafo 02
Conclusão____________________________________________ Parágrafo 03
Base ___________________________________________ Parágrafo 04
Anexos______________________________________________ Parágrafo 05
01
Resumo
A camada de ozônio é protetora contra raios ultravioletas. Sem ela o planeta não poderia ser habitado. Mesmo assim o homem a está destruindo por emitir gases que perfuram ela.
02
Teoria
A camada de ozônio é uma camada que é frágil e encobre toda a Terra. Ozônio é um gás composto de três átomos de oxigênio, parecido com o gás oxigênio, com a diferença que tem um átomo a mais do elemento oxigênio. A camada de ozônio protege a superfície do planeta contra os raios ultravioletas. Se ela não existisse, nem nós nem nenhum ser vivo estaria aqui agora. Na superfície, o ozônio pode poluir o ar das cidades e deixar a chuva ácida, mas, como fica longe (entre 25 e 30 km de altura) não nos faz mal, mas beneficia. Foram abertos buracos na camada de ozônio, o que está resultando em males para toda a humanidade. É importante proteger a camada; podemos fazer isso por evitar a emissão dos gases que a perfuram: óxidos nítricos e nitrosos que os veículos produzem, carbono que é produzido pela queima dos combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, e os piores: os clorofluocarbonos, que são usados como propelentes em aerossóis, como isolantes em geladeiras, e que são liberados pela fabricação de plástico. Evitando a emissão desses gases também vamos ajudar a combater o efeito estufa, que aquece o planeta de forma anormal e derrete as geleiras excluindo parte dos continentes.
03
Conclusão
É fato: a camada de ozônio é muito importante. O que ia adiantar um planeta feito sob a medida certa ser inabitado e altamente quente? Vamos levar esse assunto a sério. A natureza é linda, mas para ela continuar existindo teremos