Este

1029 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO BACHARELADO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E
CARTOGRÁFICA

GRASIELE BASTOS MARQUES TEIXEIRA

1 ECONOMIA

2 O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS

3 (ONU, FMI, OMC).

1

CAMPUS PAVILHÃO DE AULAS (PAT)

1 Rio de Janeiro/Seropédica

2012

Trabalho apresentado ao professor Fernando Castanheiras, ao qual ministra a disciplina Economia, no curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, como sendo uma das avaliações destinada à aprovação nesta matéria.

2

Rio de Janeiro / Seropédica

2012
O papel dos organismos internacionais

A partir do crescimento de transações comercias em nível mundial e do intenso processo de globalização de capitais, mercadorias e da própria produção, que são itens ligados diretamente à dependência dos países, sobretudo, dos pobres em relação aos ricos, surge à necessidade da criação de organismos internacionais e órgãos financeiros que possam regular as disparidades econômicas e comerciais existentes no mundo.
Apesar de todos os países às vezes agirem em pleno consentimento ou em conjunto, sempre os desenvolvidos conseguem exercer pressão sobre aqueles de menor desenvolvimento, sobressaindo conforme seus interesses, essa diferença é extremamente elástica.
Diante desses fatores, torna-se relevante a implantação de uma organização que avalie as relações comerciais e que possa zelar pelo interesse de países que sofrem pressões e que, em vários casos, ficam prejudicados. Também chamados de instituições multilaterais, são entidades criadas pelas principais nações do mundo com o objetivo de trabalhar em comum para o pleno desenvolvimento das diferentes áreas da atividade humana: política, economia, saúde, segurança,

Relacionados