Este trabalho propõe a discussão da proposta currícular do cenp (coordenadoria de estudos e normas pedagógicas). para o ensino de geografia no ensino fundamental 7º ano.
O ensino de Geografia no 7º ano.
O aluno chega no 7º ano com um conhecimento geográfico ainda não definido, pois o que aprendeu nos anos anteriores foi apenas uma introdução no que se diz respeito à orientação, localização e representação, mas este tipo de conhecimento deverá ser ampliado com mais totalidade a partir de agora. Cabe ao professor introduzir o conteúdo do que será dado de acordo com os temas da série em questão, lembrando que se pretende levar o aluno ao conhecimento, construindo com ele os conceitos que o levarão a compreender melhor sua realidade, construi-la e transformá-la. É bom lembrar que cada aluno tem sua experiência de vida que foi aprendida durante seu dia a dia junto com seus familiares, experiência essa que lhe proporcionou até agora um entendimento da realidade de mundo fruto das suas relações sociais, porém o mesmo precisa ser orientado no sentido de entender o mundo na sua totalidade ou na sua globalização, que tudo é bem maior do que se possa imaginar e com muito mais complexidade, mas como sabemos as crianças estão abertas para novas formas de realidade e o que muda é a forma como essa realidade será imposta a elas, o importante é cada uma entenda do seu jeito e que desenvolva autocríticas que poderá ser colocadas em sala para possíveis debates, estimulando o aluno a ser mais participativo e criando novos desafios a serem superados.
A principio o que deve ser apreendido e entendido é a realidade do nosso país e como o aluno se insere neste contexto, neste sentido o professor pode começar pela história de vida de cada aluno, onde mora, onde nasceu e aos poucos introduzi-lo em um universo mais amplo.
Nesse processo de ensino aprendizagem os temas da 7º ano a serem abordados são:
• O Brasil atual nas suas desigualdades e sua inserção no mundo.
• A análise