Este Resumo Ir Discorrer Sobre O Neoliberalismo Nos Dias Atuais
Este resumo irá discorrer sobre o neoliberalismo nos dias atuais, e como o Estado interfere nessa relação. Com destaque para as teorias de J. M. Keynes. Os chamados trinta anos do capitalismo neoliberal (1979 – 2008) foram marcados como uma época reacionária, pelas tentativas de retomar o antigo modelo econômico de liberalismo do século XIX.
Tratará então do neoliberalismo na política social atual, ou seja, a forma como o Estado intervém nos campos sociais, econômicos, nas relações internas, externas, mesmo que de forma mínima. Em suma, o conjunto de ações do Estado para atender às demandas da população.
Para podermos discutir sobre a política social nos dias atuais é necessário conceber a ideia do capitalismo neoliberal e como a mesma corresponde às necessidades no âmbito social. O neoliberalismo é a tentativa de retomar a ideia de liberdade dos mercados, dos indivíduos, juntamente com a auto regulação dos mesmos, sem a intervenção do Estado na economia.
Na sociedade brasileira podemos perceber que o sistema capitalista está bem fortalecido e o imaginário liberal ganha cada vez mais espaço, sendo visto como única garantia de liberdade e de democracia, tendo forte incentivo da mídia. Há uma forte visão de “senso comum” enraizada, de que não há outra alternativa na organização da vida social. A partir disto, este ideário passa a ser tratado como algo natural no processo civilizatório. O neoliberalismo ganha um espeço mais significativo após a década de 70 do século XX e no Brasil após a década de 90 durante o governo de Fernando Collor de Mello e com continuidade no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Este ideário neoliberal incentiva o individualismo, onde cada qual fica responsável por buscar seus próprios meio de prover suas necessidades