Este artigo discute de maneira geral a polui o do meio ambiente e
O que é poluição?
Podemos encarar a poluição como um caso de ‘matéria no lugar errado’: a poluição ocorre quando há excesso de uma substância, gerada pela atividade humana, no sítio ambiental errado.
Critério de pureza ambiental:
O primeiro desses pontos é o questionamento do que entendemos por ‘pureza’ do meio ambiente. Se, quando pensamos em pureza, imaginamos algo que “não está contaminado por nenhuma outra substância”, então não existe uma única gota d’água pura em nosso ambiente, já que toda a água, de rios, lagos, mares, oceanos contêm quantidades extremamente variáveis de uma série de sais dissolvidos. Nem a água da chuva é pura, já que chega ao solo ‘contaminada’ pelo gás carbônico.
Quando falamos de pureza ambiental estamos nos referindo ao ar ou à água que sejam agradáveis de consumir e que estejam livres de produtos químicos ou microrganismos que possam causar doenças.
Poluente: substância + localização:
O segundo ponto importante é que não podemos rotular um determinado produto químico (ou uma mistura deles) como poluente, a menos que especifiquemos onde ele está. O que conta em termos de poluição ambiental é a combinação de substâncias e localização.
Fontes de poluição:
É a sugestão de usarmos o termo ‘poluição’ para a degradação do meio ambiente causada pelas atividades humanas, sobretudo a partir de meados do século XX — resultado do intenso desenvolvimento industrial desses últimos 50 anos. Essa ideia é importante porque a própria natureza ‘polui’ o meio ambiente. Para entendermos melhor o conceito, da para se basear com as emissões de dióxido e de trióxido de enxofre resultantes das erupções vulcânicas com as resultantes das atividades humanas.
Formas de