Estação Internacional Espacial – ISS
A Estação Internacional Espacial, que se encontra em órbita ao redor da Terra, proporciona um ambiente científico capaz de conduzir experimentos que não são possíveis no nosso planeta. A bordo da ISS, os efeitos da gravidade são eliminados com eficácia. Essa “microgravidade” tem grandes efeitos em tudo, desde o comportamento dos líquidos às dinâmicas da combustão. Existem pesquisas sobre estas questões.
Com cabines para dormir, banheiros e espaço para fazer exercícios, a Estação Espacial Internacional lembra um hotel. A construção desse complexo começou em 1998 depois de mais de uma década de estudos, e acabou oficialmente em 8 de Junho de 2011
A ISS é a maior e mais moderna estrutura já montada pelo homem no espaço. Com 109 metros de largura, 73 metros de comprimento, 20 metros de altura e cerca de 450 mil kg.
A estação fica em uma órbita baixa (350 km de altitude), pode ser vista no olho nu e viaja a uma velocidade média de 27.700 km\h, orbitando a terra a cada 90 minutos.
O ambiente de microgravidade da Estação Espacial tem contribuído para os avanços nas pesquisas biomédicas – que podem trazer grandes resultados no combate a doenças por envelhecimento, como a osteoporose – e para o aperfeiçoamento nas técnicas médicas contra a difusão de vírus como o HIV. A321 km de distância da Terra, a ISS também provê uma plataforma para observar padrões do tempo no nosso próprio planeta e vistoriar o Universo. A ISS pode ser no futuro o destino comercial de viajantes espaciais ricos.
Desde que o desastre do Columbia pôs o programa do ônibus espacial em espera, a única união entre o ISS e a Terra tem sido através das cápsulas soviéticas Soyus. Embora 16 países tenham patrocinado a construção da estação espacial, os oficiais russos dizem ter assumido a maior parte da responsabilidade da sua manutenção, além de serem responsáveis pelo abastecimento. A primeira missão tripulada à Estação Internacional Espacial, após o acidente