Pesquisador cearense participa do programa iss earthkam da nasa
1275 palavras
6 páginas
Pesquisador cearense participa de programa ISS EarthKAM da NASAO sonho de participar de um programa espacial da Nasa se tornou realidade para um cearense apaixonado por Astronomia desde os 14 anos. O pesquisador e astrônomo Valmir Martins de Morais controlou uma câmera digital especial (Nikon D2Xs) montada a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) para fotografar e estudar a Terra a partir de uma perspectiva única: do espaço.
Coordenador da Estação Astronômica PieGise, em Juazeiro do Norte (CE), Valmir realizou a atividade no período de 29 de janeiro a 1° de fevereiro de 2013, utilizando senhas de acesso fornecidos pelo projeto educacional e científico ISS EarthKAM da Nasa
“Em dezembro de 2012, enviei à coordenação da missão EarthKAM uma proposta de uso da câmera instalada na ISS e solicitei minha participação na edição 2013. Em 25 de janeiro, o controle da missão confirmou o ingresso da Estação Astronômica PieGise no programa e enviou 200 códigos para que o controle da câmera pudesse ser feito daqui de Juazeiro do Norte”, comemora.
Foi necessário um treinamento de mais de 10 horas para aprendizado dos procedimentos necessários para a participação no projeto. Após o treinamento, o pesquisador acessou o sistema do controle da missão e acompanhou as órbitas da ISS em mapas virtuais do sistema da Nasa. Além disso, analisou imagens infravermelhas da Terra (geradas por satélites) para verificar o período de tempo em que a estação se encontrava melhor posicionada, com o objetivo de obter imagens de regiões sem nuvens. Os dados dos locais desejados foram enviados para direcionamento da câmera ao servidor de arquivos na Universidade da Califórnia, em San Diego, na California, nos Estados Unidos.
“Por meio de programadores do Johnson Space Center da Nasa, os dados foram transferidos para o computador na ISS, onde as imagens foram obtidas, digitalizadas e transmitidas da Estação Espacial, em órbita a cerca de 414 km acima da