Estação Agroclimatológica
Este relatório é referente à visita, realizada dia 19 de abril deste ano, a Estação Meteorológica situada na Fazenda Água Limpa (FAL). Tal atividade é referente à disciplina de Agroclimatologia.
Este trabalho tem como principal objetivo, descrever o que foi visto na visita, principalmente, os equipamentos que constituem a Estação Meteorológica e as atividades de rotina da estação meteorológica.
Primeiramente, foram vistas as condições necessárias que devem ser consideradas para a instalação de uma estação meteorológica, como exemplo: condições do terreno, situações que podem interferir em fatores como vento e radiação , etc. Além de normas que devem ser seguidas para instalação de uma estação padrão, como exemplo: tipo de vegetação que deve ser baixa e cobrir totalmente a área, materiais que devem ser usados na construção abrigos, etc.
Logo fomos apresentados à parte principal da visita, as estações meteorológicas, me refiro a duas pois existia uma automática, que envia as leituras diretamente para sede e outra manual que necessitava da leitura de um técnico.Os equipamentos necessários para o funcionamento de uma estação meteorológica que foram observados na visita serão descritos a seguir.
Anemômetro: é um instrumento utilizado para medição da velocidade e direção do vento.
Piranômetro: é um instrumento utilizado para medir a irradiação solar em uma determinada superfície.
Abrigo Meteorológico (Termoigrômetro): Espécie de casa que é utilizada para abrigar instrumentos frágeis que medem temperatura, pressão, umidade, etc.
Pluviômetro: Utilizado para medição da quantidade de chuva de determinado local em função de determinado tempo.
Tanque Classe A: tendo em sua constituição um parafuso micrométrico, é utilizado para medição da evaporação em função de determinado tempo.
Termômetro de máxima e de mínima: termômetro de máxima funciona a partir de mercúrio que passa por um tubo