Estatítica aplicada
1. INTRODUÇÃO
A humanidade está vivendo sua terceira revolução, após a agrícola e industrial que mudaram a face das sociedade e economia estamos vivendo a Revolução da Informação, também chamada de revolução digital, informacional, etc e etc, mas no final das contas quer dizer a mesma coisa. E como toda revolução, como o próprio nome diz, vem para renovar e evoluir, acelerando os processos e contribuindo com o crescimento e amadurecimento de toda a humanidade, bem como a forma como nos relacionamos, trabalhamos e fazemos negócios.
Hoje em dia toda informação é passada de forma instantânea, há 30 anos atrás seria inimaginável conversarmos e vermos alguém do outro lado do planeta por um telefone móvel, hoje em dia é tarefa das mais simples. Com poucos cliques e uma palavra num sistema de busca temos informações que talvez jamais teríamos.
2. OBJETIVOS
O trabalho foi desenvolvido a partir do tema “A população de classe média e baixa na era digital”. Com a economia em desenvolvimento, aumentou o poder aquisitivo da população, e um dos bens materiais mais adquiridos é o computador, além do acesso a internet que também cresceu muito no ultimo ano.
Essa pesquisa tem por objetivo analisar a evolução da inclusão digital e o acesso a internet na cidade de Moita Bonita - Sergipe. Qual a sua população de internautas, o poder aquisitivo da mesa, sexo e sua faixa etária.
3. METODOLOGIA
Para fazer a pesquisa, fez-se inicialmente a preparação da amostragem. Foram utilizadas imagens disponíveis no Google Earth e cedidas pela prefeitura da cidade, com o intuito de ter uma visão geral da área da sede do município. Após a obtenção das imagens foi “montado” o mapa da cidade em escala maior para dividir a área da sede da cidade em quadriculas, com o auxílio de papel vegetal sobreposto as imagens.
A unidade espacial amostral escolhida para a realização da pesquisa foi a de linhas e trajetos, que consiste em traços marcados sobre um mapa ou