Estatística
DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
INTRODUÇÃO A ESTATÍTICA E PROBABILIDADE
São Carlos, SP
2013
RESUMO Este trabalho traz elementos do dia-a-dia tratados como dados estatísticos. Trazendo analises de variáveis discretas e contínuas, os métodos de estatística descritiva, diversos modos de distribuição.
ÍNDICE
1 INTRODUÇÃO
Teremos ao longo deste trabalho, duas amostras bem distinta de dados. A primeira tem como característica ser de variáveis discretas e a segunda por sua vez de variáveis contínuas.
Para variáveis discretas analisaremos o número de feixes de cana entregue a garapeiros da cidade de Piracicaba em novembro de 2013. Ressaltando apenas que na análise não estamos preocupados com a qualidade da cana em si, mas nos dias de entrega, e qual a probabilidade de um dia ser de entrega ou não.
Como variáveis contínuas foram selecionadas vinte músicas aleatórias, com diferentes durações, assim será posto em questão para as analises, a duração das músicas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1. Variáveis Discretas
Para essa amostra, foram tomados o número de feixes de cana entregues a garapeiros de Piracicaba no mês de novembro de 2013. Esses dados foram obtidos com a pessoa responsável por receber os pedidos dos garapeiros, portanto são reais. Na tabela abaixo temos o número de feixes entregues a cada dia do mês, sabendo que são feitas entregas as terças, quintas e sextas-feiras, os dias que não são feitas entregas colocamos como zero o número de feixes. A tabela traz também as frequências relativas e acumuladas.
Dia
Quantidade de feixes
Frequência Relativa
Frequência Acumulada
Frequência Relativa Acumulada
01
0
0
0
0
02
139
0,13
139
0,13
03
0
0
139
0,13
04
0
0
139