Estatística
INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO
IFPE
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
ISABELLA KALINE
JAMILE RODRIGUES
LETICIA JERÔNIMO
MARILENE CORDEIRO
PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE MECATRÔNICA DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO (IFPE).
ISABELLA KALINE
JAMILE RODRIGUES
LETICIA JERÔNIMO
MARILENE CORDEIRO
PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE MECATRÔNICA DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO (IFPE).
Trabalho apresentado ao Curso Técnico de Segurança do Trabalho na Disciplina de Estatística. Professor: José Alcí Júnior.
1 - INTRODUÇÃO
Esta pesquisa se propõe a conhecer a realidade socioeconômica e cultural dos estudantes do curso de mecatrônica do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Tendo como objetivo dimensionar os reais níveis de carência e traçar um perfil dos estudantes. Com esse intuito, parte-se da premissa de que a legislação brasileira deve garantir o acesso e a permanência dos estudantes na educação. Entendendo-se a educação como um direito fundamental, universal, inalienável e um instrumento de formação na luta pelos direitos de cidadania e pela emancipação social, conforme prevê a Constituição Federal de 1988, nos seus Artigos 205 e 206, I, que a educação é dever do Estado e da Família e tem como princípio a igualdade de condições de acesso e permanência na escola.
Art.205 – A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art.206 – O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: 1. Igualdade de condições para acesso e permanência na escola.