Estatística
29/10/10
Gilnete Leite dos Santos
União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo –UNIESP Faculdade de Presidente - FAPEP
ESTATÍSTICA PARA O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Notas de Aula
PROF. Ms. GILNETE LEITE DOS SANTOS
PRESIDENTE PRUDENTE – 2010
Estatística
29/10/10
Gilnete Leite dos Santos
1
Estatística:
Estatística é um conjunto de elementos numéricos relativos a um fato social, é aplicada em nosso dia-a-dia, por exemplo, para prevenir doenças ou mesmo atrair a atenção para fatos sociais. Ou seja, é um conjunto de métodos que possibilita a obtenção e análise de dados numéricos, a fim tomar decisões corretas frente às incertezas. Neste caso, as seguintes etapas são executadas: coleta de dados; tratamento dos dados coletados; interpretação dos dados coletados e tomada de decisão.
1.1 Aplicação:
A estatística definida anteriormente estuda um fato, um problema ou um fenômeno através da análise dos dados coletados referentes ao problema estudado. Sua aplicação é multidisciplinar podendo ser aplicada em áreas como medicina, administração, Ciências Contábeis, Engenharia entre outras.
1.2 Tipos de variáveis
Na primeira etapa é definido o tipo de variáveis envolvidas na pesquisa: qualitativas ou quantitativas.
1.2.1 Variáveis Quantitativas:
Discreta: quando é contável. Exemplo, número de filhos, idade, etc. Contínua: quando os valores variam dentro de um intervalo. Exemplo altura peso.
1.2.2 Variáveis Qualitativas:
Ordinal: adota-se uma ordem, por exemplo, o grau de instrução. Nominal: adota-se qualidade sem ordenação, por exemplo, religião, nacionalidade, etc. Na etapa de tratamento dos dados coletados, estes são organizados, geralmente em tabelas ou em um rol. Rol é a maneira mais de organizar os dados usando uma certa ordenação (crescente ou decrescente). Na terceira etapa, é observada, por exemplo, a regularidade ou não dos dados, se é possível descrever o fenômeno através de