Estatística Descritiva
Capítulo 2
Tipos de Variáveis e Escalas de Mensuração
A mensuração de determinado objeto ou fenômeno é um processo por meio do qual números ou símbolos são anexados a uma característica ou propriedade, em função de determinadas regras ou procedimentos. Por exemplo, indivíduos podem ser classificados ou especificados de acordo com uma serie de características, como sexo, idade, nível de escolaridade, renda, profissão, estado civil ou perfil de consumo.
As variáveis não métricas, também conhecidas como variáveis qualitativas são aquelas que, segundo a classificação de Stevens ( 1946), possuem dados em escala nominal ou ordinal.
A escala nominal é uma escala de mensuração onde os dados resultantes são conhecidos como dados nominais, como por exemplo uma variável relativa ao pais de origem de um grupo de empresas, ela representa um nível restritivo de mensuração e termos de uso de técnicas estatísticas uma vez que não é possível a aplicação de operações aritméticas com os seus valores.
A escala ordinal é uma escala de mensuração onde os dados resultantes são conhecidos como dados ordinais, como por exemplo, o ranking de preferência de um individuo a marcas de automóveis.
Além das perguntas diretas ou estruturadas e faixas sobre determinadas características ou atributos explicitados na forma qualitativa, para a obtenção de variáveis cujas escalas de mensuração sejam não métricas, existem algumas formas de perguntas que podem ser elaboradas quando da aplicação do questionário como por exemplo: Dicotômicas, Múltipla Escolha, Escala Likert, Diferencial Semântico, Escala de Importância e Escala de Gradação.
As variáveis métricas, também conhecidas por variáveis quantitativas, são aquelas que, segundo a classificação de Stevens (1946), possuem dados em escala intervalar ou de razão.
As escalas de mensuração cujas categorias sucessivas representam níveis iguais da característica que esta sendo mensurada e cujos valores de referencia sejam arbitrários