Construções Metalicas
Definição......................................................................p.04
Desenvolvimento.........................................................p.05
Vantagens....................................................................p.08
Desvantagens..............................................................p.09
Conclusão....................................................................p.10
Bibliografia...................................................................p.11
Entrevista.....................................................................p.12
Definição
Estruturas metálicas são construções em que os elemento estruturais, vigas, pilares e treliças, são feitos a partir de perfis metálicos e ligados entre si. Como exemplo a Torre Eiffel e a Casa do Comércio.
“Avanço gradativo do uso de estruturas metálicas nas construções do Brasil.”
“Década de 20 e 30: a utilização do ferro dá-se em menor escala, nesse período ocorre a implantação em território nacional de algumas empresas estrangeiras como: Companhia Brasileira de Construção Fichet Scwrtz-Hautmont (1923), Pierre Saby (1935) e posteriormente, a Construtora Metálica Nacional e a União de Construtores Metálicos. Eram todas de escola europeia e operavam no mercado com estruturas do tipo filigrana, isto é, com estruturas leves, de um modo geral, constituídas por elementos em forma de treliça.
Até 1946: o país importava praticamente todo o aço, com o “advento de Volta Redondo” – com a instalação da Usina Presidente Vargas, da CSN foi possível quase uma emancipação, permitindo que as estruturas passem por um processo de melhoria das formas e economia. A partir desse momento era possível fabricar estruturas mais modernas e de bom aspecto que nada deixavam a desejar com relação às executadas no estrangeiro. No entanto a falta de tradição no uso de