ESTATÍSTICA DESCRITIVA
É constituída pelo conjunto de métodos destinados a organização, apresentação e descrição de dados representativos do comportamento de uma variável, onde se utilizam tabelas, gráficos e medidas.
VARIÁVEIS
As variáveis são características que podem ser observadas ou medidas em cada elemento da amostra ou população. Seus valores variam de elemento para elemento. As variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos. As entidades que podem ser observadas são de naturezas variadas: pessoas, animais, religiões, plantas, entre outras.
POPULAÇÃO E AMOSTRAS
Os dados que se pretendem coletar, podem constituir todos os valores da característica no conjunto de elementos objetos de estudos ou serem apenas valores da característica de uma parte dos elementos objetos.
Em estatística a população é a coleção de todos os resultados, elementos que são de interesse, diferente da amostra que é um subconjunto da população. As amostras são de grande importância na análise estatística, visto que, pode fornecer informações importantes sobra aquela população. As grandezas respeitantes à população são designadas por parâmetros. Na amostra, a grandeza correspondente a um parâmetro são chamadas de estatística.
HISTOGRAMAS DE FREQUÊNCIA
É uma apresentação gráfica na qual um conjunto de dados são agrupados em classes uniformes, representado por retângulos cujas bases horizontais são as classes e seu intervalo e altera vertical representa a frequência de valores desta classe estão presentes no conjunto de dados.
DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA
O conjunto de dados que descreve o comportamento de uma variável pode ser estudado e representado na forma de distribuição de frequências, uma das tabelas mais importantes para a Estatística Descritiva. Em estatística existem três medidas principais que refletem a tendência central de uma distribuição de frequências. São elas: Média, Moda e Mediana.
Média: Somatória de todos os resultados dividida pelo número total de