Qual é a contribuição da tecnologia para o desenvolvimento do trabalho na escola?
Aluno: Inês Cristina
Tutor: Denise
Módulo: 8 Data de Entrega: 24/02/2012
Conferência: Tecnologia aplicada à Educação
Conferencista: Carmem Lúcia Prata
Carga horária validada: ___horas.
Qual é a contribuição da tecnologia para o desenvolvimento do trabalho na escola?
A Professora Ma. Carmem Prata considera que com a chegada da tecnologia, os professores puderam receber uma série de recursos, computadores, softwares educacionais, etc., mas a chegada da internet proporcionou a interação, houve um salto muito grande no modo de ensino aprendizagem. Por exemplo, um professor que estivesse discutindo um determinado texto, pode interagir com o próprio autor do texto; alunos podem trabalhar um mesmo tema comum a alunos de outras escolas.
Considera que a contribuição maior seja a capacidade de interação: comunicação com pessoas, ter acesso a conteúdos e informações e fatos que podem ser discutidos em tempo real, além de trazê-los para dentro do contexto escolar. A escola deixa de ser uma ilha, isolada, traz a vida de fora da escola, à escola passa a se comunicar com o mundo - integração da escola e de seus agentes, que fazem parte deste mundo.
A vantagem dos conteúdos digitais, no caso de objetos de aprendizagem, é que as realidades podem ser simuladas mesmo que a escola não possua estrutura para tal, como por exemplo: um laboratório de química, soluções químicas ou material concreto para tal no caso de querer vivenciar reações químicas. Proporcionam ao aluno à reflexão, os simulados não são livros digitais ou testes de sim ou não, mas sim uma maneira do aluno exercitar e ver o resultado, se errar demonstra o que ocorre com o seu erro. Não decora as formulas e sim aprende o que elas significam.
Um conteúdo de qualidade é aquele em que o aluno pode refletir sobre ele, pode manipular, não é um conteúdo pronto.
O fundamental de quando os alunos se utilizam os objetos de aprendizagem é que passam a serem autores. A