Estatística Aplicada
Introdução:
Apresenta-se a seguir, baseado em fontes acadêmicas e de informes de pesquisas estatísticas, definições, como também exemplos em tabelas e gráficos aplicados ora mediante dados reais, ora dados fictícios, as séries estatísticas listadas:
Série Temporal;
Série Geográfica;
Série Específica ou Categórica;
Série Distribuição de Frequência:
Série Mista ou Conjugada.
Série Temporal É uma coleção de observações feitas sequencialmente ao longo do tempo. Em modelos de regressão linear com dados cross-section a ordem das observações é irrelevante para a análise, em séries temporais a ordem dos dados é fundamental. Uma característica muito importante deste tipo de dados é que as observações vizinhas são dependentes e o interesse é analisar e modelar esta dependência.
As séries temporais existem nas mais variadas áreas de aplicação, como: finanças, marketing, ciências econômicas, seguros, demografia, ciências sociais, meteorologia, energia, epidemiologia, etc.
Em estatística, econometria, matemática aplicada e processamento de sinais, uma série temporal é uma coleção de Uma série temporal é uma sequência de realizações (observações) de uma variável ao longo do tempo [1]. Dito de outra forma, é uma sequência de pontos (dados numéricos) em ordem sucessiva, geralmente ocorrendo em intervalos uniformes. Portanto, uma série de tempo é simplesmente uma sequência de números coletados em intervalos regulares durante um período de tempo.
Exemplo:
Prevendo a quantidade de venda de vinhos
A uma série temporal do nosso exemplo traz a quantidade de litros de um determinado tipo de vinho (em milhares de litros) vendidos mês a mês durante janeiro de 1950 e julho de 1995. Estes dados foram retirados da biblioteca de séries temporais criada por Rob Hyndman.
Exemplo:
TABELA
Venda de vinho x mês e ano
Venda de vinhos
(milhares de