Estatística Aplicada
Desde a antiguidade vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas das riquezas individuais e sociais, distribuíam eqüitativamente terras ao povo, cobravam impostos e até realizavam inquéritos quantitativos por processos que hoje chamaríamos de Estatística. A palavra “estatística” vem de status, que significa em latim Estado. Com essa palavra faziam-se as descrições e dados relativos aos Estados, tornando a Estatística um meio de administração para os governantes. Mais recentemente se passou a falar em estatística em várias ciências de todas as áreas do conhecimento humano, onde se pode definir a Estatística como “um conjunto de métodos e processos quantitativos que servem para estudar e medir os fenômenos coletivos”, segundo Bernoulli. Ao se estudar os fenômenos coletivos, o que interessa são os fatos que envolvem os elementos desses fenômenos, como eles se relacionam e qual o seu comportamento.
Para isso, é necessário que esse estudo seja feito através de uma pesquisa científica, ou seja, por uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com a metodologia exigida.
ESTATÍSTICA
É uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise, e a interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.
1. Estatística Descritiva
É responsável pela coleta, organização e a descrição dos dados. É atributo da estatística descritiva a obtenção de algumas informações como médias, proporções, dispersões, tendências, índices, taxas que resumem e representam os fenômenos observados.
1.1 Variável e Dado
Variável é a característica de interesse que é medida em cada elemento da amostra ou população. Como o próprio nome diz, seus valores variam de elemento para elemento. As variáveis podem ter valores numéricos e não numéricos, é considerada como um conjunto de resultados possíveis de um fenômeno, podem ser