Estatística Aplicada
O objetivo é calcular intervalos de confiança para as variáveis peso ao nascer, idade da mãe, sexo e tipo de parto dos nascidos vivos do município de Três Rios no ano de 2011.
Para as variáveis peso ao nascer e idade da mãe, foi necessária a obtenção de uma amostra piloto para que possamos estimar a variância populacional desconhecida e assim sendo, calcular um tamanho de amostra como sugerido pelas bibliografias pesquisadas.
Desse modo, apresentarei as etapas para obter os intervalos de confiança de cada uma das variáveis.
A 1° variável a ser estimada, foi peso ao nascer. Inicialmente, se obteve uma amostra piloto de tamanho 30 (número esse obtido arbitrariamente de acordo com bibliografia pesquisada).
Na amostra piloto, a estimativa para variância populacional foi de 130863,5. Nessa condição, foi estabelecido um erro amostral de 200gr e uma probabilidade de 0,95, resultando em um tamanho de 42 recém-nascidos.
Como o tamanho da amostra foi superior ao da amostra piloto foi necessário coletar uma nova amostra, amostra essa selecionada através de uma AAS, feita através do software Microsoft Excel.
Nesse caso, obtemos uma estimativa para média populacional 3226,88 e uma nova estimativa para o desvio padrão populacional 377,908. Em seguida para concluir a tarefa de construir um intervalo de confiança, foi estabelecido um coeficiente de confiança de 95% e assim sendo, calculado um intervalo de confiança, segue abaixo o resultado:
IC = [3106,116 ; 3341,644]
A próxima variável a ser estimada, foi idade da mãe. O mesmo procedimento relatado anteriormente foi realizado, com uma amostra piloto de tamanho 30.
Na amostra piloto, a estimativa para variância populacional foi de 30,10. Nessa condição foi estabelecido um erro amostral de 1 ano e uma probabilidade de 0,95, resultando em um tamanho de amostra de 167 mães.
Como o tamanho da amostra foi superior ao da amostra piloto foi necessário coletar uma nova amostra,