Estatística - Absolutos e Relativos
Fabiano Blan Barbacena
ESTATÍSTICA
CURITIBA
2010
Fabiano Blan Barbacena
ESTATÍSTICA
Este trabalho foi elaborado como parte integrante do Curso Superior de Tecnologia de Marketing para a disciplina de Estatística com a intenção de fornecer informações mais detalhadas sobre Dados Absolutos e Dados Relativos e suas vertentes.
CURITIBA
2010
DADOS ABSOLUTOS E DADOS RELATIVOS
Dados Absolutos: São dados estatísticos resultantes da coleta direta da fonte, sem outra manipulação se não a contagem ou medida. A leitura dos dados absolutos é sempre enfadonha e inexpressiva, embora esses dados traduzam um resultado exato e fiel, não têm a virtude de ressaltar de imediato as suas conclusões numéricas. Daí o uso imprescindível que faz a Estatística dos dados relativos. O número de vezes que um valor da variável, de uma pesquisa, é citado representa a freqüência absoluta daquele valor. Dados Relativos: São o resultado de comparações por quociente (razões) que se estabelecem entre dados absolutos e têm por finalidade realçar ou facilitar as comparações entre quantidades. Traduzem-se os dados relativos, em geral, por meio de percentagens, índices, coeficientes e taxas. A freqüência relativa é o quociente entre a freqüência absoluta de uma variável e o total de citações de todas as variáveis da pesquisa.
PERCENTAGEM
A percentagem é de grande utilidade no mercado financeiro pois é utilizada para capitalizar empréstimos e aplicações, expressar índices inflacionários e deflacionários, descontos, aumentos, taxas de juros entre outros. No campo da Estatística possui participação ativa na apresentação de dados comparativos e organizacionais. Os números percentuais possuem representações na forma de fração centesimal (denominador igual a 100), quando escritos de maneira formal devem aparecer na presença do símbolo de percentagem (%). Também podem ser escritos na forma de