Estatística e Bioestatística
1 ESTATÍSTICA E BIOESTATÍSTICA
Estatística é um conjunto de métodos especialmente apropriados à coleta, à apresentação (organização, resumo e descrição), à análise e à interpretação de dados de observação, tendo como objetivo a compreensão de uma realidade específica para a tomada da decisão.
Bioestatística pode ser considerada como um ramo especializado da informática médica (aplicação das comunicações e da informática à saúde), complementada pela Bioinformática (aplicação da tecnologia dos computadores à gestão e análise de dados biológicos).
2 POULUAÇÃO ESTATÍSTICA, AMOSTRA E AMOSTRAGEM
População consiste em um conjunto de indivíduos que compartilham de, pelo menos, uma característica comum, seja ela a espécie, etnia, cidadania, filiação a uma associação, matrícula em uma universidade.
A população pode ser:
Infinita: Quando o número de observação for infinito.
Finita: Quando apresenta um número limitado de indivíduos.
Amostra Estática: Consiste em um subconjunto representativo, ou seja, em um conjunto de indivíduos retirados de uma população, a fim de que seu estudo estatístico possa fornecer informações importantes sobre aquela população.
Assim, analisando-se uma boa amostra chega-se a resultados que podem ser imputados à população inteira.
3 VARIÁVEIS, DADOS RELATIVOS E DADOS ABSOLUTOS
Variáveis são características que são medidas, controladas ou manipuladas em uma pesquisa. Diferem em muitos aspectos, principalmente no papel que a elas é dado em uma pesquisa e na forma como podem ser medidas.
Dados Absolutos. São dados coletados diretamente da fonte de dados sem nenhuma operação que não seja a contagem. Por exemplo, se dissermos que uma sala possui 10 alunos, consideramos estes dados como absolutos
Dados relativos, são dados obtidos através da combinação de dados absolutos ou relativos com uma determinada operação que permita sua comparação com outros dados do mesmo tipo. Os dados relativos são expressos