Estatuto do idoso x violencia contemporânea
No entanto, na sociedade contemporânea tem se verificado que atitudes de violência contra idosos dentro e fora do círculo familiar tem sido alvo de constantes discussões e debates entre pesquisadores e estudiosos do assunto.Tem-se discutido sobre os avanços que vem acontecendo na defesa dos direitos do idoso, mas ao mesmo tempo os retrocessos percebidos na sociedade. Pois ao invés de caírem os números nos índices de violência contra os idosos, à medida que o estatuto é enaltecido, vemos uma realidade contraditória. Os noticiários vêm mostrando cada vez mais manchetes assustadoras sobre os abusos que vêm ocorrendo contra essa camada muitas vezes mais frágil da população.
Contudo, é necessário avaliar bem essa relação existente entre a violência contra os idosos e a efetiva validação deste documento de fundamental importância denominado estatuto do idoso. O presente artigo vem mostrar que apesar de a cada ano que se passa surgirem mais leis e estatutos de defesa dos direitos humanos, vemos uma realidade dura e cruel que se restringe a tinta e papel, já que o cenário da violência é real e concreto e perpassa gerações. 2. Justificativa:
O tema escolhido é importante para conhecer os índices de e contra os idosos e dessa maneira estimular a conscientização individual e coletiva de cada cidadão dentro da sociedade. Ao promover essa conscientização estamos colaborando para a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos e também mostrando ao poder judiciário que nossas leis precisam