Estatistica
Variância é uma medida de dispersão. Ela é uma medida que avalia o quanto os dados estão dispersos em relação à média aritmética. Ou seja, o quanto os dados estão afastados da média aritmética. Mas para fazer essa avaliação, tem que se definir uma medida de referência: a média aritmética. A principal aplicação é a comparação de médias naturais de grupos diferentes, também chamados tratamentos, como por exemplo, médias históricas de questões de satisfação, empresas que operam simultaneamente com diferentes rendimentos, entre muitas outras aplicações.
Coeficiente de Variação
Coeficiente de variação é uma medida de dispersão que se presta para a comparação de distribuições diferentes. O desvio-padrão, uma medida de dispersão, é relativo à média e como duas distribuições podem ter médias/valor médio diferente, o desvio dessas duas distribuições não é comparável. A solução é usar o coeficiente de variação, que é igual ao desvio-padrão dividido pela média: o coeficiente de variação mede a dispersão dos resultados face à média. Quanto mais baixo, menor o risco. Pode ser calculado para uma população ou para uma amostra.
O coeficiente de variação é usado para analisar a dispersão em termos relativos a seu valor médio quando duas ou mais séries de valores apresentam unidades de medida diferentes. Dessa forma, podemos dizer que o coeficiente de variação é uma forma de expressar a variabilidade dos dados excluindo a influência da ordem de grandeza da variável, tais como: como altura, peso e velocidade.
Desvio Padrão
Desvio padrão é uma medida de dispersão dos valores de uma distribuição normal em relação à sua média. Isto é, o desvio padrão mede a dispersão dos valores individuais em torno da média. Para seu cálculo, deve-se obter a média da distribuição e, a seguir, determinar os desvios para mais e para menos a partir da mesma. Assim, o desvio padrão é a média quadrática dos desvios em relação à média aritmética de uma distribuição de freqüências, ou