Estatistica
Trabalho de Grupo
Apresentação do trabalho de grupo em CLC-5, com base no texto de apoio “ Uso ou Abuso”
By Joaquim Costa e Silva, Joaquim Gonçalves, Joaquim José Silva e Luís Carvalho
Depois de Ouvirmos falar em:
Ondas Magnéticas A Origem Consequências Negativa Impacto nas Relações Sociais Todos estes temas relacionados com o telemóvel
É hora de mostrar o que os números nos revelam!
Os dados que vamos apresentar são baseados nos resultados de um estudo sobre o uso dos telemóveis pelas crianças e jovens em Portugal, no ano de 2007, e foi elaborado pela E-Generation.
Um estudo revelou que mais de 50% dos alunos não tem o hábito de desligar o telemóvel nas salas de aula.
Mas os especialistas garantem que a proibição total nos recintos escolares não é solução!!!
A proibição não inviabiliza que eles continuem a ser utilizados, apenas exige mais engenho, por parte dos alunos, na procura de formas que permitam contornar essas mesmas proibições.
E será que essa proibição também se deve aplicar aos adultos que estão agora a tirar cursos para melhorar as suas qualificações?
Importa também aqui salientar o papel da escola que deve educar e incutir nos alunos o cumprimento das regras e valores como a responsabilidade, a moral, a ética e a cidadania.
Parece que a escola se demitiu de formar os alunos nesse campo, preferindo uma postura de imposição de regras e punição pelo incumprimento.
Vejamos agora o seguinte gráfico
90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Dos 9 aos 12 Anos têm telemóvel Primeiro Telemóvel com 13 Anos ou menos Principalmente ligam para Amigos Vida mudaria para pior sem Telemóvel 28,6% 84,2% 72,1% 80,3%
O critério usado nesta análise centrou-se em dois inquéritos. Um questionário presencial aplicado a uma amostra representativa da população, com idades entre 8 e os 18 anos
E outro online dirigido a jovens utilizadores da internet, até 18 anos. Este questionário esteve online durante