Estatistica
W. S. Krasker
Em setembro de 1976, William Jaeger, um dos sócios da empresa Freemark Abbey Winery precisava decidir o que fazer: colher as uvas Riesling imediatamente, ou deixá-las nas vinhas apesar de uma forte tempestade que se aproximava?
Uma tempestade imediatamente anterior à colheita causa grandes danos e arruína a produção. Por outro lado, às vezes uma chuva leve e morna provoca a formação de um tipo de bolor benéfico na casca das uvas, denominado botrytis cinerea, que, por sua vez, produz um vinho açucarado e saboroso, altamente valorizado pelos conhecedores.
A Vinícola
A Freemark Abbey situava-se em Santa Helena, Califórnia, na região norte do Vale Napa. Produzia apenas vinhos selecionados das melhores e mais variadas espécies de uvas. A maior parte das 25.000 caixas de vinho engarrafado anualmente (comparável em quantidade à do Chatean Lafite- Rothschild), era de Cabernet Sauvignon e Chardonnay. A produção incluía ainda 1.000 caixas de garrafas de Riesling e 500 de Petit Syrah.
O Vale Napa tem 30 milhas de extensão, de Calistoga, ao norte, até Napa, ao sul. Nele, a temperatura média decresce à medida que se vai mais para o sul, nas proximidades da Baía de São Francisco e das águas frias do oceano. As uvas da Freemark Abbey eram cultivadas nas regiões central e sul do vale, de clima ideal.
A Produção de Vinho
O vinho é produzido quando o açúcar das frutas naturalmente presente no suco das uvas é transformado por fermento e se converte, através de um processo de fermentação, em partes aproximadamente iguais de moléculas de álcool e dióxido de carbono. Exceção feita ao caso da produção dos vinhos espumantes, durante o processo deixa-se evaporar o dióxido de carbono borbulhante. Então, o vinho envelhece em tonéis por um ano ou mais, até que esteja pronto para ser engarrafado.
Através de várias decisões tomadas durante o processo da vinificação, por exemplo o tipo de tonel de madeira usado no envelhecimento, o